Por Roberto Faria - Sociedade de Advogados em 28 de Junho de 2022
CONCESSIONÁRIA É CONDENADA A ENTREGAR VEÍCULO PCD PELO PREÇO ANTIGO

Nos últimos meses, muitas pessoas com deficiência que autorizaram o faturamento de determinado veículo com isenção de impostos acabaram sendo severamente prejudicadas, ante o descumprimento das condições de compra inicialmente pactuadas com as concessionárias e montadoras.
 

Veja, o PCD se submete a todo o procedimento para obtenção das isenções de IPI e ICMS; se dirige à loja, escolhe o carro que mais se enquadra às suas necessidades e capacidade econômica; autoriza o faturamento; assina as condições gerais de compra, na qual inclusive é prevista uma multa para o caso de desistência da aquisição; e meses depois, após uma espera demasiadamente longa, sem nenhuma explicação viável, é informado de que seu processo de compra foi cancelado (ou as vezes sequer é cientificado do cancelamento).
 

Essa situação fere o Código de Defesa do Consumidor e sem dúvidas nenhuma lesa a pessoa com deficiência que já contava com seu novo veículo, nas formas e condições que pactuara com a concessionária.
 

O mais irônico é que para o cancelamento da negociação por parte da loja não há nenhuma penalidade, embora se o cancelamento partir do adquirente, é previsto o pagamento de uma multa de valor expressivo inclusive. Não há nenhum equilíbrio na relação consumerista.
 

Em caso semelhante, onde passaram-se mais de 200 dias sem a entrega do veículo, o juiz da 1ª Vara Cível do Foro Regional de Itaquera condenou a GM a entregar o veículo nas condições inicialmente estipuladas, enfatizando que as empresas tinham o “dever jurídico de cumprir com sua promessa e oferta”.
 

Para o magistrado, “houve o extravasamento dos limites sociais de tolerância quanto ao molestamento sofrido pela autora”. A demora injustificada representou descaso com as necessidades especiais da autora e a expôs a uma situação “que transpôs em muito os limites do mero aborrecimento inerente às relações na sociedade de consumo, para atingir diretamente sua dignidade”.

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!